Translate this Page

Rating: 3.2/5 (120 votos)


ONLINE
1



Partilhe esta Página

 

 


Sementes do Amanhã, da Nell
Sementes do Amanhã, da Nell

Sementes do Amanhã

 

Quando li o título da edição nº 6 do FLAL, lá no ano passado, logo pensei que as meninas da equipe estavam referindo-se às crianças. Imaginei-as como sementes que estamos ensinando a brotar literatura.

 

Não era nada disso. Na verdade, para a amiga e escritora Ironi Jaeger, as sementes são as palavras que espalhamos, que escrevemos, que divulgamos. Ela nos ensina como semear em seu belo texto.

 

Pensei muito no assunto e busquei lembranças do nosso trabalho junto aos autores, para formar a minha opinião sobre as Sementes do Amanhã. Por tudo que aprendi nos últimos cinco anos, vivendo a literatura, fazendo livros, divulgando autores, auxiliando um e outro, ajudando-os a subirem na escada do sucesso, que é longa e íngreme, repleta de obstáculos, encontrei as sementes que plantei. Ou melhor, encontrei alguns frutos das sementes que plantei, assim como, algumas que ainda estão brotando, outras crescendo a olhos vistos e canteiros recém semeados.

 

O FLAL tem caráter institucional. Existe para estabelecer uma imagem favorável dos nossos autores, divulgando-os e às suas obras, quase sempre independentes. O trabalho voluntário da equipe é por amor e respeito à literatura. Somos semeadoras. E nos orgulhamos do nosso trabalho, de nossa dedicação e determinação em acompanhar o crescimento dos autores que participam do nosso festival. O FLAL é de todos nós autores, de prosa e poesia.

 

São muitas as sementes na minha cesta... Todos os dias dedico algum tempo plantando uma ou duas. Se não estou semeando, com certeza, estou colhendo um fruto maduro. Às vezes, até flores brotam no meu jardim... seguindo o exemplo do dente-de-leão, que do fruto brotam as sementes que se espalham pela ação do vento. Que bom seria se pudéssemos espalhar livros através da ação do vento, para leitores ávidos por contos, crônicas, poesias e romances.

 

Nell Morato

20/09/19