Translate this Page

Rating: 2.7/5 (365 votos)


ONLINE
1



Partilhe esta Página

 

 


O Ambiente Criativo
O Ambiente Criativo

Criatividade

 

Aqui vai uma verdade que pode doer.  A criatividade não vem do céu e não é uma iluminação divina, ela é resultado do seu interesse pelo novo.

 

 Eu não acredito que a inspiração para a arte seja algo divino, sim, temos os momentos de êxtase ao conceber uma ideia, mas ele não dura para sempre.

 

 A expressão criativa depende do trabalho disciplinado do artista. E isso inclui rodear-se de tudo que tenha a ver com criatividade e inspiração.

 

 Cada um tem um jeito próprio de construir um ambiente criativo, ele pode ser presencial, virtual e inclui todas as formas de mídia possíveis.

 

 Seu ambiente criativo pode estar em um painel do Pinterest, em um amigo que também é artista, ou um amigo de infância que te apoia, uma coleção de fotos de pessoas que te inspiram na parede ou até mesmo aquele velho caderno onde você anota ideias para seu próprio trabalho artístico.

 

Eu sofria muito esperando pela iluminação divina, que nunca vinha, isso  acabou me privando de produzir arte por muitos anos.

 

 Não entendia quem falava sobre escrever mesmo sem inspiração ou que falava sobre disciplina na produção artística.

 

 Minha ideia de arte era aquela utopia de estar em êxtase 24 horas por dia e produzir coisas mágicas que todo mundo iria aceitar e amar. Esse pensamento é uma bela maneira de cair do cavalo na primeira crítica destrutiva que receber.

 

Você pode não concordar comigo e sentir-se magicamente inspirado durante todo o tempo em que produz algo criativo, está tudo bem.

 

 Eu te admiro por conseguir transformar sua arte em algo mágico, mas a realidade de 99% dos artistas não é essa. Por isso o ambiente criativo se faz necessário.

 

 Querendo ou não alguém já teve ou já desenvolveu aquela ideia genial que tivemos, devido a milhares de anos de produções artísticas, então como produzir de uma forma única? 

 

Cercando-se de um ambiente criativo de variadas formas, a tecnologia pode se juntar ao analógico e produzir uma característica que irá te diferenciar de qualquer outro trabalho criativo com a mesma proposta.

 

O ambiente criativo é extremamente necessário para a pesquisa, tanto no desenvolvimento do escopo da produção quanto em momentos de bloqueio, poder olhar a sua volta e perceber alguma ideia escondida é libertador.

Desprender-me da ideia de inspiração divina foi uma forma de me libertar do bloqueio de produzir, a disciplina me tornou uma produtora de conteúdo e o ambiente criativo é o que mantém até aqui.