Translate this Page

Rating: 3.1/5 (28 votos)


ONLINE
1



Partilhe esta Página

 

 


INSTITUCIONAL
INSTITUCIONAL

O que é o FLAL – Festival de Literatura e Artes Literárias

 

O Festival de Literatura, evento online no Facebook, foi criado pelo escritor Luiz Amato com o objetivo de divulgar a Literatura Nacional Contemporânea e ajudar na identificação da imagem do autor junto ao público – que depende muito de sua própria atuação.

 

O objetivo é promover a literatura, na expectativa de que, só em conjunto, poderemos fazer a diferença e “ser lidos” pelas editoras que comandam as publicações no país. Aquelas que têm capital para investir na literatura nacional e descobrir novos talentos e que, até o momento, investem em títulos estrangeiros, visando o retorno financeiro.

 

Desejamos que a literatura nacional seja vista, seja lembrada como cultura nacional e não apenas um produto meramente comercial. Queremos investimentos por parte do Ministério da Cultura, não no sentido de financiamento dos escritores, mas na captação de leitores junto às instituições de ensino. Políticas de incentivo à leitura de escritores contemporâneos e não apenas os clássicos, que muitas vezes são “empurrados com obrigatoriedade” para os estudantes.

 

O FLAL identifica o escritor através de entrevistas, onde ele escolhe as perguntas que pretende responder. Perguntas elaboradas pelo público. As entrevistas respondidas são publicadas na página do evento, com dia e hora marcado, e através de bate-papo em tempo real. O escritor se dispõe a “conversar” com o público, num horário agendado. Um bate-papo escrito. Nas duas modalidades, os autores se dispõem a falar de si mesmos e de seus escritos, revelando suas preferências e métodos literários. Total interação com o público.

 

Em 2016, a convite do escritor Luiz Amato, as autoras: Ironi Jaeger e Nell Morato assumiram a gestão do Festival.

 

O 3º FLAL Edição Especial de Primavera (2016) estará recheado de novidades. Vamos debater a Literatura e o momento atual em um “Debate Literário”; Também premiaremos os três melhores escritos no Concurso de Textos Anônimos, que serão escolhidos por uma comissão julgadora formada por cinco talentosos escritores. O nome do autor não será divulgado antes da apuração, bem como o dos jurados, garantindo total isenção. Pretendemos elevar o nível literário de nossos autores. Além disso, teremos um Desafio da Língua Portuguesa, pois, muitas vezes, a ortografia se torna uma grande dificuldade para os autores.

 

Também estamos pensando no futuro de nossa literatura. E diante disso, criamos o FLAL Infantojuvenil. Evento independente que contará com a participação de escritores de literatura infantojuvenil e com a participação de crianças de todas as idades, acompanhadas de seus pais ou professores. Os autores inscritos participação de bate-papos com o seu público e apresentarão seus escritos aos seus leitores. Teremos um concurso de textos destinado ao público infantil, aberto para todas as crianças que forem inscritas pelos responsáveis.

 

Em busca de novos talentos. É necessário incentivar e estimular o público infantil. E o nosso objetivo é “com inspiração no passado, fazer o presente melhor abrindo caminho para o futuro acontecer”.

 

3º FLAL – Festival de Literatura e Artes Literárias – Edição Especial de Primavera – De 22 de setembro a 30 de outubro - Online no Facebook

 

Nota: O evento paralelo FLAL Infantojuvenil foi incorporado ao Festival Oficial e hoje ocupa a primeira semana, com coordenação da escritora Michelle Louise Paranhos.  

 

 

 

PENSANDO O FUTURO:              

 

A escritora inglesa J.K.Rowling, com as aventuras de Harry Potter, mudou para sempre o cenário literário infantojuvenil no mundo inteiro.  Uma nova geração de leitores surgiu com a série. Jovens que se encantaram com a leitura e estão se aventurando em novos títulos e dispostos a desbravar o universo literário.

 

Diante da nova realidade e de jovens que se aventuraram em participar da segunda, terceira e quarta edições do FLAL – Festival de Literatura e Artes Literárias, entendemos que é nosso dever promover a literatura brasileira e revelar novos talentos.

 

Estamos pensando no futuro de nossa literatura. E diante disso, criamos o FLAL Infantojuvenil, uma semana especial, dentro do Festival de Literatura que acontecerá na primavera, de 22 de setembro a 27 de outubro, no Facebook. Teremos a participação de escritores brasileiros de livros destinados exclusivamente ao público infantojuvenil, que estarão interagindo com os jovens leitores em bate-papos ou através de entrevistas na página do evento.

 

Trata-se do terceiro evento infantojuvenil. Não temos a pretensão de lotar a página do evento, mas todas as crianças, filhos de nossos amigos poderão participar, basta que sejam convidados. Todas as escolas que desejarem participar com seus alunos, estão convidadas.

 

A Sociedade Brasileira de Pediatria está estimulando os médicos-pediatras a receitarem livros para seus clientes-bebês e seus pais. E pensando mais longe, criamos um post incentivando as gestantes a lerem para seus bebês.  Precisamos incentivar a leitura para que as crianças adquiram o “gosto” pelos livros, pelas histórias, pelas palavras... Só assim, teremos muitos e muitos leitores no futuro.  Talvez, nem aqui estaremos mais... e daí?  Projetamos os leitores do futuro, para que nossos descendentes possam ser beneficiados. 

Se desejarem conferir o artigo sobre a “Receita” dos pediatras, está no Almanaque Literário no link:  http://www.almanaqueliterario.com/receite-um-livro

 

Página do Evento no Facebook: 

https://www.facebook.com/events/2181821358772793/?event_time_id=2181899048765024

 

Estamos em busca de novos talentos, e o nosso objetivo é “com inspiração no passado, fazer o presente melhor abrindo caminho para o futuro acontecer”.

 

Também criamos o CONCURSO DE TEXTOS INFANTOJUVENIL, e estamos na terceira edição, com coletânea digital e impressa, com todos os jovens que participaram.

 

Convidamos escolas para participar do Festival. Se não for possível, pois compreendemos as limitações que podem ocorrer em escolas públicas, poderão participar do concurso. Eventos gratuitos.

 

Equipe FLAL

Ironi Jaeger - Gestão Festival

Nell Morato - Gestão Concursos

 

Coordenação

Luana Karoliny

Michelle Louise Paranhos

 

 

 

A equipe trabalha de forma voluntária, sem nenhuma remuneração,

visto que o Festival é gratuito, assim como os Concursos.