Translate this Page

Rating: 2.7/5 (365 votos)


ONLINE
1



Partilhe esta Página

 

 


Entrevista Miguel Franco
Entrevista Miguel Franco

onestidade

Miguel Franco - Informática com foco em gestão

Livro é o primeiro artigo científico na área de projetos de informática do autor; retrata pontos que devem ser levados em conta, no quesito confidencialidade de informação.

“O que não é diferente dentro do convívio profissional, se você estiver participando de um projeto, há um sigilo de informações que você não pode contar nem para o seu melhor amigo”

Shirley M. Cavalcante

Miguel Franco, 37 anos, nascido em 29 de agosto de 1983, Fortaleza (Ceará). Filho de Maria das Dores e José Pereira, irmão de Manoel Messias e Maria Madalena. Marido de Ana Paula. É analista de sistema na empresa Ivia, a Wipro Company. Amante de tecnologia de informação desde 1999, quando tinha 15 anos. Época em que conheceu a linguagem de programação, a linguagem em lote. Onde mostrou seus primeiros códigos a seu amigo Diego. Seu primeiro estágio na área de informática foi em 2015, no Quartel do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, um estágio não remunerado. Está em processo de integralização de créditos para doutorado internacional em engenharia de software pela Integralize, é mestre em direção estratégica em engenharia de software pela a UneAtlantico, graduado em gestão da tecnologia da informação pela a Unip. É pós-graduado em ciências de dados (Unopar), banco de dados (Ceuclar) e gestão de projetos (Futura). Boa leitura! 

Confira a entrevista com Miguel Franco

Escritor Miguel Franco, é um prazer contarmos com a sua participação. Conte-nos, o que o motivou a escrever sobre a ética? 

A honestidade. Eu sempre fui honesto e vi de perto que, se você for honesto e pobre, pra ser mais especifico, seus objetivos podem ou não acontecer, e, se acontecerem, não será da noite para o dia. Essa foi a minha realidade e vejo essa realidade hoje em dia nos meios de comunicação e na comunidade em que vivo. Devemos ser éticos. Hoje, eu acredito que vivemos no mundo tecnoÉtico, onde no convívio profissional ser ético é uma necessidade, pois os projetos tecnológicos têm etapas que são nomeadas de início, meio e fim. Se você está participando de um projeto e você abandona o processo no meio, para ir para outra empresa para ganhar acima do seu ganho atual, isso influencia no resultado final do processo. Se você fez isso na sua empresa atual, pensando que as razões não foram tecnoÉticas se engana, na minha teoria, você fará igual na outra empresa, não se engane. Então, a minha vida antes de entrar em uma empresa de tecnologia e vivenciar esses acontecimentos, me leva e levou a escrever sobre a ética.

Comente o que mais chamou a sua atenção enquanto escrevia “Meu Ético”

A incrível semelhança entre o que eu penso e pensava bem antes de cursar uma faculdade, quando iniciei a minha pesquisa não tinha vivência em termos éticos na linha de gerenciamento de projetos de tecnologia, apenas pensava que o que não é seu não lhe pertence, trabalhe e conquiste algo que deseja. O que não é diferente dentro do convívio profissional, se você estiver participando de um projeto, há um sigilo de informações que você não pode contar nem para o seu melhor amigo.

Apresente-nos “Meu Ético Artigo Científico”.

Nesse livro, que se trata do meu primeiro artigo científico na área de projetos de informática, apenas retrato pontos importantes que se deve ser levado em conta, no quesito confidencialidade de informação, é necessário ter essa base onde há relatos e diversas opiniões de pessoas atuantes na área no “Meu Ético”. Acredito que as reuniões e definições de um projeto e suas finalidades são de interesses da empresa e seus gestores, cabe ao profissional acatá-las e cumpri-las, claro sempre com total respeito e honestidade. Obedecendo sempre os padrões de projetos já adotados no mundo todo e os mencionados no livro.

Quais os principais desafios para a escrita do livro?

O tempo, já que existiu uma dedicação para juntar as informações, verificar as boas práticas existentes no mundo todo, ler e perceber a harmonia das palavras no texto. Quando você trabalha e estuda é muito complicado, mas aos poucos os textos vão ganhando formas e você percebe que chegou ao fim e é prazeroso ver o seu trabalho concluído.

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura da obra?

O entendimento básico necessário para fazer você perceber se você age como uma pessoa ética ou não, quando participa de projetos dentro do setor de T.I. E outro é como deve agir ao ser membro participativo de um projeto de uma determinada equipe.

Nunca deixem ninguém dizer para vocês que existe algo que não se pode ser superado. Tudo pode ser superado, só precisamos de dedicação e principalmente fé em Deus".                                  

“Meu Ético Artigo Científico” é um livro com conteúdo mais científico ou técnico? Apresente-nos alguns tópicos do sumário.

Científico, temos a introdução que relata a ética no gerenciamento de projeto, onde cita a importância da conduta ética no convívio profissional, essa relação humana que se relaciona e que se fortalece no âmbito profissional, nos conceitos de ética, moral, conduta. Temos a metodologia feita de forma exploratória e descritiva. No desenvolvimento, temos o nosso referencial teórico, que abordamos os vários conceitos do gerenciamento de projeto. Onde relato que no gerenciamento de projeto é ético o nosso compromisso em realizar tarefas corretas. Termos a conclusão, que retrata como o estudo proporcionou uma reflexão sobre os caminhos que o gerenciamento de projetos tem na condução da moralidade e seriedade, considerando, que o objetivo maior da ética é orientar a conduta humana. E, por fim, temos as nossas referências de onde partimos para alcançar o nosso resultado final.

A quem indica leitura?

Aos profissionais de T.I, amantes de informática e atuantes na área de projetos de software, estudantes universitários que buscam realizar suas pesquisas com temas relacionados. Digamos que está aberto a todos os públicos amantes de leitura, mas o foco é na gestão de projetos. Gestores fiquem à vontade para lerem o livro. Independente do tema, o resultado final é obter o conhecimento.

Onde podemos comprar o seu livro?

Onde podemos comprar o seu livro?

No site da bubok Portugal, existe uma opção para visitar o livro, folhear e baixar em uma versão em pdf. Vocês podem recebê-lo por e-mail e também compartilhar no e-mail de amigos e parentes, ou como preferirem. Deixo o link para visitarem a página (clicar aqui).

Quais os seus próximos projetos literários?

Pretendo, sim, lançar mais projetos, todos seguindo a mesma linha de pesquisa, tenho um já quase pronto, mas irei esperar um pouco mais para concluí-lo, então meus próximos projetos são sempre voltados para a área de informática com foco em gestão. Sempre que concluo um artigo científico, sem dúvida, a expectativa é virar sempre um novo projeto.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Miguel Franco. Agradecemos sua participação. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Que para sermos e agimos como seres éticos, não precisamos ser graduados, pós-graduados, mestres ou doutores. Claro que em termos profissionais buscamos o estudo da ética em projetos, os padrões de projetos adotados no mundo todo. Mas isso não é a base, a nossa maior base vem do respeito, precisamos respeitar nossos pais, se você respeita e ama seus pais, seus filhos, sua esposa. Então, você será capaz de ir além das expectativas. Coloquem isto em sua mente, nada é fácil, o caminho da vitória é muito longo, tem pessoas que conseguem sim as coisas mais rápidas, mais mesmo assim foi preciso fazer algum tipo de esforço. E o mais importante: Nunca deixem ninguém dizer para vocês que existe algo que não se pode ser superado. Tudo pode ser superado, só precisamos de dedicação e principalmente fé em Deus.                                 
Obrigado!