Translate this Page

Rating: 2.7/5 (365 votos)


ONLINE
2



Partilhe esta Página

 

 


Entrevista Marcos Vinicios Xavier
Entrevista Marcos Vinicios Xavier

Competição Digital

O universo virtual de Marcos Vinicios Xavier

Gamer, estudante e pesquisador compartilha conhecimentos, vivências e opiniões referentes ao ambiente dos embates nos jogos na internet

“É fundamental empregar os games como ferramenta de ensino”

Os jogos na internet estão inclusos no grupo dos eventos comunitários. Materializam a importância da interação social, para que os gamers obtenham bom desempenho nos campeonatos. Num mundo, quase sempre, mágico e medieval. A área das ciências sociais, em estudos e pesquisas, demonstra o entendimento de que a socialização é fenômeno rotineiro e fundamental entre os participantes das competições. O goiano Marcos Vinicius Xavier, 21, acadêmico do curso de Engenharia da Computação, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), é jogador digital, desde a infância. Atualmente, dedica em média 18 horas na semana ao MMORPG (jogo de representação de papéis online, multijogador em massa). O estudante e pesquisador compartilha conhecimentos, vivências e opiniões referentes ao ambiente dos embates no universo virtual.

Confira a entrevista com Marcos Vinicios Xavier

Por que e como você iniciou nos jogos digitais?

Quando ganhei meu primeiro console (playstation 2), foi aí que iniciei nos jogos digitais. Nessa época, eu descobri uma vasta série de jogos eletrônicos como: God of War, Resident Evil, Guitar Flash, GTA San Andreas (Grand Theft auto: San Andreas), dentre outros. Depois disso, meu interesse pelos jogos eletrônicos foi aumentando. Em meu primeiro computador, descobri o mundo dos MMORPG.

. Quais os jogos agregam maior número de adeptos?

Eu acredito que os jogos que possuem o maior número de adeptos são: League of Legends (lol), Fortnite, Overwatch, Counter-Strike: Global Offensive (CS), PlayerUnknown´s Battlegrounds (PUBG), Tom Clancy´s Rainbow Six:Siege, World of Warcraft. A maioria das crianças joga Minecraft.

. Atualmente, em quais países estão os melhores jogadores?

Existem vários jogadores bons espalhados pelo mundo, a maioria deles está no continente asiático. Se eu fosse citar países, eu diria China e Coréia do Sul.

. O que são MMORPGs e Guildas?

MMORPG é uma sigla em inglês que significa “Massively Multiplayer Online Role-Playing Game”, designando games para uma grande quantidade de usuários, que utilizam muitos dos elementos existentes nos jogos de interpretação de papéis, os famosos RPGs. Os títulos desse gênero apresentam a possibilidade de criação de um protagonista personalizável, tanto em aspectos visuais quanto em atributos fundamentais como: força, magia e vitalidade. Nos jogos eletrônicos são chamados de Guildas ou clãs um grupo de jogadores que se unem com um objetivo comum no game, e também é uma forma de se divertir e socializar. Durante minha passagem pelos jogos de FPS e MMORPGs eu fiz várias amizades. O termo Guilda é mais utilizado em MMORPGs, e clãs nos jogos de FPS (jogos de tiro).

"Nesta pandemia os jogos online, assim como as lives musicais, estão na moda.”

 Dentre equipamentos, softwares, memória e acesso. Qual o kit essencial para um bom competidor? 

As configurações do computador vão depender do tipo de jogo, mas o mínimo seria: Processador Intel Core i3 ou i5, Memória RAM 8GB. Placa de vídeo, de sua preferência, com no mínimo 4GB de memória, e uma boa internet. Lembrando que estamos falando de configurações mínimas, hoje em dia no mercado você pode achar melhores configurações por preços acessíveis, e também encontrar preços absurdos, acima de R$ 25.000.

. É comum ler pesquisas evidenciando que, o excesso de dedicação aos videogames eleva o isolamento. Qual a sua opinião a respeito?

Para as crianças eu concordo que o excesso de dedicação aos videogames pode proporcionar isolamento e agressividade, as crianças são facilmente induzidas. Já para os adolescentes, eu creio que são formas de aliviar o estresse e fazer amizades. Nesta pandemia os jogos online, assim como as lives musicais, estão na moda.

. Os jogos digitais podem causar alienação?

Novelas e futebol podem ser alienantes, assim como, os jogos digitais. É fundamental empregar os games como ferramenta de ensino, promovendo nova forma de aprender.

. Você percebe alterações relevantes, na visão da sociedade, referente aos jogos online?

Percebo que está mudando aos poucos, antes jogos eletrônicos eram apenas meio de entretenimento, hoje em dia, alguns são considerados esportes, sendo possível ganhar dinheiro, jogando. Contudo, os gamers profissionais sofrem pressão, e são submetidos a programas intensivos que envolvem treinos individuais, coletivos, avaliações psicológicas e até provas físicas. O segmento vem crescendo gradativamente, embora ainda persista bastante desinformação e preconceitos.