Translate this Page

Rating: 2.7/5 (365 votos)


ONLINE
2



Partilhe esta Página

 

 


Entrevista Daniel Gonçalves
Entrevista Daniel Gonçalves

ovem Empresário

Daniel Gonçalves - Destaque no ramo das tatuagens

Tatuador revela curiosidades, comenta tendências, fala de preconceitos e transmite dicas.

O tatuador precisa ser confiável, provocar tranquilidade e satisfação plena”

Thomas Edison (idealizador da lâmpada de filamento) inventou, acidentalmente, a primeira máquina elétrica de tatuar, em 1891. Em 2010, o Supremo Tribunal Federal Brasileiro decidiu que a tatuagem não pode ser usada como critério para eliminação em concursos públicos.
Nascido em 1997, na cidade de Aparecida de Goiânia (GO), Daniel Gonçalves é tatuador especializado na criação de desenhos, letras, realiza retoques e sombreamentos. Autodidata, atua desde 2016. Aqui, compartilha experiência pessoal, disponibiliza técnicas e conceitos valiosos para quem cultua, ou deseja ornamentar a pele pela primeira vez. 

Confira a entrevista com Daniel Gonçalves

. Quando e como começou a sua relação com a arte da tatuagem?

O meu primeiro contato com a tatuagem ocorreu dentro do Sistema Prisional, lá iniciei na profissão. Abracei a oportunidade de obter uma renda, mesmo estando detido. Após o período de reeducação, parte da sociedade não me recebeu de braços abertos. Precisei partir para o empreendedorismo. Então, resolvi aprender mais, dedicando-me ao estudo, pesquisas e aperfeiçoamento. Buscando conhecer melhores técnicas e alinhando às tendências. Acredito que as artes se conectam, procurei aprimorar, também, a prática do graffiti e do muralismo.

. Quais os impactos das novas tecnologias em sua rotina de criação?

Procuro estar sempre atualizado às soluções tecnológicas para disponibilizar qualidade cada vez melhor ao cliente, em meu estúdio. Invisto bastante em criações voltadas às letras (estilo livre).

. Atualmente, o que é tendência entre o público jovem?

A tendência está direcionada aos desenhos realistas. Destaque também para o estilo lettering, que é a minha zona de conforto, área na qual foco maior inventividade.

 É possível mesclar estilos, e obter bons resultados?

Sim. Essa é uma das formas de facilitar ideias e conectá-las de acordo com referências e preferências do cliente.

. Quais os parâmetros devem ser observados na fase de escolha do estúdio, do profissional e do desenho?

Em minha opinião, o espaço deve ser aconchegante e bem higienizado. É importante verificar o histórico de tatuagens do profissional, e também conversar com pessoas que já utilizaram os seus serviços. A ilustração comunica algo a respeito de sua personalidade, diga a sua verdade de forma intensa.

. Quais atributos definem o preço da tatuagem? Quais critérios para elaboração de um bom orçamento?

O valor é relativo. Depende da variedade de cores empregadas, da dimensão da arte, e do número de sessões para alcançar a qualidade ideal. A localização do estúdio e o “bom nome” do tatuador na praça, contam muito.

 É comprovado cientificamente que nas mulheres em proximidade menstrual a intensidade de dor percebida é maior. Independente do gênero sexual, quais as áreas no corpo causam maior dor ao serem tatuadas?

Nesse período, a pele feminina fica mais sensível, isso é fato. A intensidade de dor percebida varia de pessoa para pessoa. O uso de tecnologias atuais e a habilidade do profissional contam bastante nesse momento. O tatuador precisa ser confiável, provocar tranquilidade e satisfação plena. Alguns relatam que na região das costelas e nas mãos o desconforto sentido é maior.

Quais dicas para conservar o desenho bonito? Qual o prazo médio para a cicatrização total?

A melhor dica para conservar o desenho bonito é a hidratação da pele e o uso do protetor solar. A cicatrização acontece entre 15 e 25 dias, depende da idade, condições da pele e tamanho da arte.

. Como tornar-se um tatuador? Até que ponto o profissional depende do talento?

Dedicando-se na busca do aperfeiçoamento. Antes disso, amar essa arte, sentir prazer no que faz. Agir com determinação, vontade de vencer e prestar-se aos estudos e pesquisas. Talento é esforço, não se trata de dom.