Translate this Page

Rating: 2.9/5 (215 votos)


ONLINE
1



Partilhe esta Página

 

 


Entrevista com o autor Fábio Antonio Gabriel
Entrevista com o autor Fábio Antonio Gabriel

 

Docência: Processo do Aprender e do Ensinar

Por Shirley M. Cavalcante (SMC)

 

Fábio Antonio Gabriel, licenciado em filosofia, especialista em ética e bacharel em teologia. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Gosto muito de estudar filosofia contemporânea com ênfase em ética. Acredito que a existência é única e necessita ser refletida para encontrarmos o sentido para a nossa vida. Defendo o respeito à dignidade da pessoa humana como um valor ético fundamental. Sou organizador de alguns livros pela Editora Multifoco. Entre outros, relaciono: Diálogos Contemporâneos entre Filosofia e Educação (2017); Ensaios entre Filosofia e Educação (2016); Educação Contemporânea em Perspectiva (2015). Destaque para o livro de reflexões "Minuto de Reflexão" (Editora Escala- La fonte).

 

“Acredito que a educação à distância é bonita na teoria, mas na prática os alunos da educação básica não tem disciplina para criar rotinas de estudos.”

 

Boa leitura!

 

Escritor Fábio Antonio Gabriel, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Apresente-nos, as principais temáticas abordadas em “Docência: Processo do Aprender e do Ensinar volume 4”?

Fábio Gabriel - Prezados leitores, a satisfação é nossa de estar interagindo com um mecanismo de comunicação tão importante que é essa revista. “Docência: processo do aprender e do ensinar” é uma importante coletânea que muito nos auxilia no processo de reflexão epistemológica sobre a prática da docência. Trata-se da socialização de diversas pesquisas com diversos que tem comum uma reflexão sobre a docência na contemporaneidade.

 

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura da obra?

Fábio Gabriel - Com a leitura da obra, o leitor poderá atualizar-se sobre diversas temáticas que perpassam a educação na contemporaneidade. Recomendo também a leitura dos volume I, II e III. O objetivo que almejamos com a coletânea é contribuir das mais diversas formas para buscar pode pensar sobre a prática docente na contemporaneidade diante dos desafios sociais que nos encontramos e da desigualdade do acesso à educação que presenciamos.

 

Apresente-nos “Docência: Processo do Aprender e do Ensinar”

Fábio Gabriel - Apresento a sinopse a partir do prefácio da Profa. Dra. Leila Freire da UEPG: Para quem transita pelas áreas de conhecimento relacionadas ao ensinar e aprender da educação física, da matemática, da filosofia, da pedagogia, da literatura, da história e das ciências, esse livro tem muito a lhe acrescentar. Caso o leitor não seja de nenhuma destas áreas, mas tenha interesse em pensar processos formativos e de atuação profissional, este livro também tem muito conhecimento a lhe comunicar, pois os textos apresentados discutem exemplos de práticas de formação inicial e continuada, práticas de ensino na educação básica e no ensino superior, ensaios teóricos e discussões a partir de levantamentos bibliográficos variados.”

 

Como você vem vivenciando a docência no Brasil, em época de pandemia?

Fábio Gabriel - Penso que é um período delicado e temos esperanças de dias melhores. Trabalho na educação do ensino médio e percebe-se os desafios que a educação à distância nos impõe e reforça a tese segundo a qual nenhuma tecnologia substituirá a atividade do professor. Na realidade dos meus alunos tenho percebido o quanto existem desigualdades sociais que se manifestam, entre outras situações nas desigualdades de acesso à internet.

 

Como você avalia o sistema educacional, olhando para os docentes, pós-pandemia?

Fábio Gabriel - Acredito que é triste que muitas lideranças pensem na educação enquanto um negócio comercial como se a educação fosse um comércio. Nesse sentido, entendo a importância do professor enquanto um intelectual que atua diretamente na sociedade e pode ajudar a classe trabalhadora a emancipar-se. Penso que durante esse processo pode-se perceber o quão importante é o papel do professor na sociedade.

 

Existe uma significativa preocupação com relação aos novos métodos a serem utilizados por docentes e discentes. O que acredita que mudará na docência em suas diferentes segmentações, por faixa etária de estudos e aprendizado?

Fábio Gabriel - Fala-se numa tendência de ensino híbrido com aulas presenciais e aulas em plataformas, penso que poderá auxiliar na aprendizagem; mas o real é que quem ensina realmente é o professor em sala-de-aula na interação direta com seu aluno. Acredito que a educação à distância é bonita na teoria, mas na prática os alunos da educação básica não tem disciplina para criar rotinas de estudos.

 

Quais os principais objetivos a serem alcançados por meio da leitura de “Docência: Processo do Aprender e do Ensinar” ?

Remeto novamente à profa. Leila Freire que tão brilhantemente assim pronunciou-se no prefácio: “Falar da docência enquanto processo de aprender e ensinar, remete-me às imagens de docência que construí a partir da prática e do estudo da minha docência e da docência de outros. As imagens de docência que construímos provêm de um contexto cultural mais amplo e é essa perspectiva que esta coletânea adota, ao incluir textos que abordam a relação do ensinar e aprender com a biopolítica e o sentido da vida, por exemplo. Ao incluir textos sobre diferentes temáticas, como as novas tecnologias digitais e suas interfaces com a educação, leitura e literatura, currículos, gestão democrática e educação integral, muitas imagens complementares vão sendo formadas em nosso imaginário. Imagens que contribuem para nossa formação cultural, política e acadêmica.”

 

Onde podemos comprar o livro?

Fábio Gabriel - O livro pode ser baixado gratuitamente em forma de ebook no site: http://www.fabioantoniogabriel.com/images/ebook_Docencia_Vol4_definitivo.pdf

Se alguém desejar adquirir livro físico pode ser adquirido entrando em contato com email: consultoriaeditorialgabriel@gmal.com

 

Apresente-nos, os títulos dos livros acadêmicos que já publicou.

Fábio Gabriel - Como são diversos livros organizados convido os leitores a visitarem meu site no link http://fabioantoniogabriel.com/index.php/livros e conhecer as obras que organizei. Elas discutem relações entre filosofia e educação; pesquisas sobre filosofia e pesquisas sobre educação. No meu site também podem ser encontrados artigos científico s que publiquei em revistas qualificadas.

 

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor e pesquisador Fábio Antonio Gabriel. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?

Fábio Gabriel - Vivemos tempos difíceis, mas acredito também que de esperança por dias melhores. Que possamos somar forças enquanto sociedade para após a pandemia retomarmos nossas atividades. Mais do que nunca faz-se de fundamental importância que a sociedade valorize os professores e que os alunos valorizem suas famílias e a escola enquanto instituições fundamentais para seu desenvolvimento.

 

 

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: divulga@divulgaescritor.com